Melhorar as condições de mobilidade, segurança e conforto para os pedestres, especialmente em pontos com grande concentração de pessoas. Para atender a estes objetivos, a Prefeitura de Sorocaba construiu mais de 85 mil metros quadrados de calçadas novas em áreas públicas em 2008. O serviço passou a representar ainda uma importante fonte de geração de renda, com a contração da cooperativa de egressos do sistema prisional, por meio de convênio com a Fundação de Amparo ao Preso “Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).
A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) coordena os serviços realizados por duas empresas terceirizadas e quatro equipes de egressos, para os quais promove os treinamentos. A programação prioriza locais com grande fluxo de pedestres, como as proximidades de escolas, áreas de lazer, unidades de saúde e avenidas. Autorizada pelo prefeito Vitor Lippi, o plano busca melhorar as condições de circulação, especialmente idosos e pessoas com necessidades especiais.
O convênio com a Funap é o primeiro do Brasil assinado por uma Prefeitura, que permite a contratação de egressos do sistema prisional e seus familiares para realizar serviços públicos, oferecendo uma alternativa de inclusão social e geração de renda. Coordenada pela Secretaria de Parcerias (Separ), a iniciativa atende cerca de 140 famílias, com trabalhadores responsáveis pela roçagem, capinação e limpeza de terrenos públicos e particulares, reciclagem de entulhos de construção civil e de madeira, depositados no Aterro de Inertes.