Além de todos os impostos, taxas e contas que normalmente vencem no mês de janeiro, a lista de materiais escolares também pesa – e muito – nos orçamentos familiares nesta época do ano. Assim, o Procon (Órgão de Defesa do Consumidor) de Nova Odessa alerta os sobre a importância de se pesquisar os preços antes da compra.
“É certo que os preços dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais e promoções, assim, o consumidor deve fazer uma pesquisa em vários estabelecimentos, negociar descontos e prazos para pagamento”, alertou o coordenador do Procon, o advogado Julio César Camargo.
Segundo ele, para equalizar o orçamento doméstico neste início do ano, “é fundamental racionalizar a compra de material escolar, buscando aproveitar materiais utilizados no ano anterior, que estejam em boas condições de uso”.
Outra dica importante é promover e a troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes. “Vale lembrar ainda que, na busca pelo menor preço, é importante que o consumidor não se esqueça de atentar para a qualidade e a procedências dos produtos. Às vezes, o barato sai caro”, finalizou Camargo.
O Procon fica na “Rodoviária Cidadã”, conjunto de serviços públicos municipais montados pela Prefeitura na Rodoviária Municipal, que fica na Rua Rio Branco, nº 669, Sala 683, no Centro. O atendimento de segunda a sexta-feira, das 13 às 15 horas.