Entre as muitas estão a implantação da motolância e uma Unidade de Pronto Atendimento ( UPA)
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulga balanço das ações no primeiro ano de serviço prestado e metas traçadas pelo SAMU Regional Hortolândia/Sumaré para 2009. Com apenas um ano de implantação do serviço já foram realizadas, em 2008, mais de 43 mil atendimentos, cerca de 9,6 mil transferências e aproximadamente 200 ligações por dia, entre as duas cidades.
As metas traçadas para 2009 vão desde alteração e ampliação da estrutura do serviço interna e externa, projetos, treinamentos e ações educativas.
Segundo o secretário de Saúde, Roney Barboza Pagotto, as Secretarias de Saúde de Hortolândia e Sumaré, juntamente com o SAMU Regional, traçaram metas, a partir de 2009. Estão na pauta a identificação do serviço, por meio dos protocolos, o estabelecimento do acesso junto ao Hospital Estadual de Sumaré, a implantação da motolância (moto composta com equipamentos como Desfibrilador Externo Automático que agiliza o atendimento reduzindo o tempo de chegada ao local do acidente), medicamentos, material para suporte básico de vida e viabilização capacitação de equipe para filtragem de ligação. “O custo do serviço móvel é muito caro para sair desnecessariamente, por isso, temos a necessidade de melhorar e qualificar o trabalho”, comenta o secretário de saúde.
O secretário salienta que o SAMU implantado no município viabiliza a instalação do UPA (Unidade Pronto Atendimento), que será discutido, planejado como realização até 2012.
De acordo com o coordenador de enfermagem do SAMU, Lissandro Silva, os moradores ainda confundem o papel do SAMU. “No início a população confundia o SAMU com o trabalho feito pelo transporte de ambulâncias. Hoje o conceito mudou parcialmente, pois ainda há pessoas que acionam o SAMU como se fosse transporte”, explica o coordenador de enfermagem.
O coordenador do SAMU Regional Hortolândia/Sumaré, Clesio de Castro, ressalta a importância da instalação do SAMU. “São muitos os casos graves que, com certeza, não teriam tido chances de sobreviver se não tivessem o atendimento de emergência feito pelo SAMU”, avalia o coordenador.
A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, motoristas socorristas, técnicos de auxiliar de regulação médica, operador de frota, administrativo, auxiliar de serviço de limpeza de viaturas, auxiliar de serviço de limpeza predial e segurança, o que totaliza 146 profissionais entre Hortolândia e Sumaré.
SAMU
A Central de Chamadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), microrregional para Hortolândia e Sumaré, inaugurado no dia 23 de janeiro. O prédio está localizado na avenida Marginal 1, número 477, Jardim Green Park Residence, em frente ao Paço Municipal. O telefone de emergência é o 192.
A implantação do serviço foi o 128º no país.
Ações em 2008
A equipe do SAMU participou de seis treinamentos para aperfeiçoar e qualificar a equipe e efetuou capacitação de Suporte Básico de Vida, para leigos e profissionais da saúde e que terá continuado em 2009.
O serviço realizou dez palestras para rede pública, privada e comunidades. Participou também de quatro simulações, incluindo, da Infraero.
Para ampliar conhecimentos e troca de experiência, a equipe também participou de intercâmbios entre os SAMU de outras cidades do Estado de São Paulo.
Investimentos
O Ministério da Saúde destinou sete ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e cinco de suporte básico, que estão divididas em pontos estratégicos das duas cidades.
Na época, o Ministério da Saúde liberou R$ 100 mil para implantação da central de chamadas do Samu. A Prefeitura entrou com uma contrapartida de R$ 50 mil.
Números e quantitativos do serviço:
Nº total de ambulâncias:07
– suporte avançado (USA):02
– suporte básico (USB):04
– suporte básico (USB) – Reserva Técnica01
Central de regulação médica: 01
População atendida: cerca de 439.695
Modalidade do serviço: Regional
Municípios atendidos:Hortolândia e Sumaré