O novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) é o prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia Santos (PSDB), que foi eleito por aclamação durante a primeira reunião do ano, realizada nesta terça-feira, dia 20, em Monte Mor. Gustavo Reis (PPS), prefeito de Jaguariúna, foi eleito vice. O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PDT), que já presidiu o Conselho em 2002, participou da reunião e apresentou sugestões para agilizar e melhorar os trabalhos do grupo.
Também estiveram presentes na reunião os prefeitos de Americana, Diego De Nadai; Vinhedo, Milton Álvaro Serafim; Sumaré, José Antonio Bacchim; Paulínia, José Pavan Júnior; Nova Odessa, Manuel Samartin; Engenheiro Coelho, Rosimeire Maria Guidotte Scholl; Cosmópolis, Antônio Fernandes Neto, e Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior.
Após a eleição da presidência, os membros do Conselho definiram que a Secretaria Executiva permanece sob a responsabilidade de Márcia de Carvalho Azevedo, e que o novo Conselho de Orientação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas – Fundocamp será formado pelos prefeitos de Itatiba, Americana e Hortolândia. Quanto à composição das Câmaras Temáticas, os prefeitos foram orientados que poderão modificar com a indicação de novos membros.
Para receber os prefeitos que estão chegando agora ao Conselho, a diretora executiva da Agência Metropolitana de Campinas – Agencamp, Ieda Maria de Oliveira, fez uma apresentação do Sistema de Gestão Metropolitana, projetos em andamento e Plano de Ação para 2009.
Mais agilidade
Durante as discussões do grupo, o prefeito Reinaldo Nogueira fez algumas sugestões para dar mais dinamismo e eficiência aos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento. Uma delas é que todos os prefeitos possam antecipar uma pauta com os assuntos que querem discutir na reunião. “A Secretaria Executiva faria a seleção prévia desses assuntos para serem abordados nos encontros mensais e passaria a pauta para os prefeitos, o que agilizaria bastante as discussões”, argumentou.
Entre as sugestões de Nogueira também estão a realização de uma reunião antecipada com os prefeitos para discutirem as pautas, e a antecipação do horário de início das reuniões ordinárias para às 8h. Até então, a primeira convocação era realizada às 9h e a segunda, às 9h30, mas com a sugestão do prefeito de Indaiatuba, nas próximas reuniões a primeira chamada será feita às 8h30 e a segunda, às 9h pontualmente, sem almoço. “Para um melhor rendimento dos trabalhos, as reuniões devem ser extremamente objetivas, com discussões focadas”, orientou.
Ainda referente às reuniões do Conselho, Reinaldo Nogueira pediu que fossem realizadas em um local fixo e o grupo aceitou, ficando definida a cidade de Campinas. O local será definido na próxima reunião, agendada para o dia 17 de fevereiro, em Americana.
O prefeito de Indaiatuba, que fez parte da primeira composição do Conselho de Desenvolvimento da RMC, fez um alerta aos prefeitos sobre a função do Conselho, cujas decisões devem orientar as ações da Agemcamp e das Câmaras Temáticas e não o contrário, como já aconteceu em algumas ocasiões.
Reinaldo Nogueira aproveitou a presença do Cel. Francisco Lozzi da Costa, Comandante Interino do CPI-2, na reunião da RMC, e colocou a Guarda Municipal à disposição para uma colaboração conjunta no sistema de segurança da cidade. “Infelizmente não tivemos a receptividade que esperávamos, mesmo assim estaremos reivindicando junto ao Secretário de Segurança do Estado melhores condições, aumento de efetivo, mais viaturas para a PM e Polícia Civil de Indaiatuba”, informou Nogueira. Segundo o prefeito de Indaiatuba, está prevista para a próxima semana uma audiência com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Mazargão.