Itatiba continua vacinando população de 20 a 39 anos contra rubéola

Itatiba, reforça o apelo para que a população com idade entre 20 e 39 anos participe da Campanha Nacional de Vacinação para a Eliminação da Rubéola. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar contra rubéola e sarampo (dupla viral) 95% da população.

Em Itatiba, a população estimada de ambos os sexos, na faixa etária de 20 a 39 anos é de 33.684 pessoas. O balanço da 20ª prévia divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde mostra que até a última terça-feira, foram aplicadas 27.048 doses da vacina. Para atingir a meta de vacinar 95% do total da população (31.999) ainda é preciso vacinar 4.951  pessoas.

O secretário municipal da Saúde, dr. João Batista Chaves explica que com a baixa cobertura da vacinação contra rubéola, a cidade fica mais vulnerável ao risco de um surto da doença. “Por isso precisamos da colaboração de toda a população e em especial dos homens entre 20 e 39 anos.”, lembrou.

Nos últimos dois anos, foram registrados surtos de rubéola de forma dispersa em todo o Brasil, uma ameaça à população ainda não vacinada. Em 2007, foram registrados 8.407 casos, sendo 161 em mulheres grávidas o que resultou em 20 recém-nascidos com Síndrome da Rubéola Congênita – SCR uma doença grave que pode resultar em cegueira, surdez, retardo mental, cardiopatias, entre outras seqüelas. A única alternativa para conter o avanço de casos, surtos e a SRC é a vacinação indiscriminada de homens e mulheres.

Deixe uma resposta