Entrou em operação no início desta semana o novo reservatório Di Nápoli, de 750 mil litros, aumenta a oferta de água para cerca de 2 mil pessoas do São Luiz e Santa Maria, que atualmente contava apenas com um reservatório elevado de 40 mil litros, suficientes apenas para encher 40 caixas d’água de mil litros e já não atendia mais às necessidades da população dos bairros beneficiados.
O novo reservatório, construído por empreendedores da região do São Marcos em cumprimento a diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), alivia a carga do reservatório elevado Santa Maria.
O Di Nápoli estava pronto havia meses, mas faltava apenas a estação elevatória, construída na entrada do condomínio que dá nome ao reservatório, e ligá-lo à rede. Ao assumir a presidência do DAEV em janeiro, Luiz Mayr Neto determinou a interligação, que aumenta a oferta de água. “Era uma medida simples de ser tomada e muito importante para reforçar o abastecimento na região. Não entendo por que isso não foi feito”, afirma o presidente.
“Os técnicos do DAEV estão agora monitorando a pressão da água em várias partes dos bairros para adequar o abastecimento às necessidades e evitar que os consumidores voltem a sofrer com a falta de água por excesso de demanda”, avisa o diretor de Operação e Manutenção, Eliseu Dias.
O processo todo de interligação e monitoramento, estimado em até dois meses para ser concluído e afastar o risco de desabastecimento, já havia sido previsto no início dos trabalhos e o DAEV conseguiu antecipar o prazo para aumentar a oferta de água no São Luiz e Santa Maria.
Próximos passos – Após a interligação do Di Nápoli, o DAEV concentra esforços para colocar em operação o reservatório Cerejeira (450 mil litros) e ligar à rede Colina dos Pinheiros (350 mil litros), Reservatório da ETA II – RB9 – (1 milhão de litros) e Le Village (600 mil litros), que já estão em fase de interligação, o que representa um aumento de 3,15 milhões de litros de água disponíveis para as regiões de abrangência, considerando os 750 mil litros do Di Nápoli.
A previsão dos técnicos do DAEV é de iniciar a operação do Cerejeira em 30 dias e o Colina dos Pinheiros em até 60 dias.
O DAEV vai refazer a licitação para concluir a obra do R9C e já contatou o empreendedor para conectar o reservatório Le Village. “A próxima meta agora é construir um reservatório de 1 milhão de litros na região do Jardim América II, que registra forte crescimento. Outra providência é iniciar as obras, com a instalação de bombas na ETA II, para interligar o sistema ao Reservatório da Colina dos Pinheiros”, anuncia Mayr.