Oficina da Dengue visita Emeb Prof. Agenor Vedovello

O Programa de Combate à Dengue da Prefeitura continua levando aos estudantes de Itatiba suas oficinas de conscientização. Esta semana, o trabalho aconteceu na Emeb ‘Prof. Agenor Vedovello’, na Vila Centenário. A equipe permanece na escola até o final do mês. A agente Sueli Ferrari Lima trabalhou o tema com os alunos por meio de uma maquete multidisciplinar em Educação em Saúde que abrange ética humana e conduta de convivência em sociedade. Este material desperta o espírito de cidadania e responsabiliza o munícipe para o bem comum, conscientizando o morador quanto ao seu envolvimento com hábitos e costumes saudáveis. “Foi elaborada uma apresentação voltada especialmente para os estudantes, garantindo um maior envolvimento”, comentou o Prefeito João Fattori.

A apresentação, que dura aproximadamente uma hora, consiste na mostra em tempo real da maquete e explanação do conteúdo em vídeo, com detalhamento dos pontos abordados. Durante a apresentação, o público é esclarecido sobre o risco apresentado pelos animais sinantrópicos e alertado em relação à alimentação indevida a estas pragas urbanas. O trabalho desenvolvido nas escolas municipais da rede pública de ensino é desenvolvido em parceria pelas Secretarias da Saúde e da Educação.

Prevenção

O trabalho preventivo busca melhorar o nível de conhecimento cultural visando uma vida melhor por meio do combate e impedimento da proliferação dos insetos e animais que podem representar riscos aos seres humanos. Durante o encontro, os alunos discutem temas relacionados ao descarte correto do lixo, prevenção e eliminação de criadouros como uma importante maneira de evitar a proliferação da doença. Durante o ano diversas outras escolas municipais serão visitadas, a prioridade é para bairros onde houve casos confirmados da doença.

O Programa de Combate à Dengue faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itatiba. Além das escolas da rede pública, empresas e escolas estaduais e particulares que tiverem interesse em receber este trabalho podem entrar em contato pelo telefone 4538-8596.

Deixe uma resposta