Inezita Barroso faz show inédito em Piracicaba

Inezita Barroso traz a Piracicaba um show inédito em comemoração às seis décadas de música brasileira. Ao lado do Regional do Tico-tico, o espetáculo intitulado ‘Trajetória’ será gravado em DVD e contempla canções que ilustram a carreira da artista, com repertório diversificado e representando a grandiosidade da arte musical do país. O show ocorre no Teatro Municipal Erotides de Campos, dia 4 de maio (sábado), às 20h30.

Aos 88 anos, dona de uma das vozes mais ouvidas e reconhecidas em todo o território nacional, Inezita Barroso mobiliza públicos de todas as gerações com interpretações de um repertório recheado de clássicos que abrangem marchas e hinos patrióticos, folclore, temas afro-brasileiros, clássicos da música popular, clássicos da música caipira e modinhas. No programa, estão incluídas composições como Ronda, de Paulo Vanzolini, e Chão de Estrelas, de Silvio Caldas e Orestes Barbosa, na qual o poeta Manuel Bandeira identificou o mais belo verso da língua portuguesa: Tu pisavas nos astros distraída.

A cantora se apresenta acompanhada do Regional do Tico-Tico, composto por Joãozinho e Rafael Schimidt (violão), Felipe Viola (viola), Leandro Madeira (baixo), Escurinho e Kadu Fernandes (percussão) e Marinho do Acordeon (acordeom). O grupo acompanha as excursões de Inezita por todo o Brasil, além de participar do programa Viola Minha Viola, na TV Cultura, há mais de dez anos. O show ainda conta com participações especiais de João Leite (berrante) e Júlia Simões e Daércio Neto (fala).

A carreira profissional de Inezita Barroso começou em 1950 em um programa de auditório na Rádio Clube de Recife, onde conheceu Capiba, que fez a música para Ismália, de Alphonsus de Guimaraens, interpretada pela cantora. O show ainda conta com sambas de Billy Blanco e Paulo Vanzolini, que frequentavam a casa de Inezita em encontros nos fins de semana. Na voz da intérprete, letras de Marcelo Tupinambá, Valdemar Henrique, Hekel Tavares e Barbosa Lessa foram eternizadas e são apresentadas também durante o espetáculo.

A década de 50 foi marcada pela atuação de Inezita Barroso no cinema, em seis filmes: Angela, Destino em Apuros, É Proibido Beijar, O Craque, Mulher de Verdade e Carnaval em Lá Maior. Contratada pela Record, a cantora participou de programas de rádio e televisão e toda semana, durante sete anos, interpretou arranjos novos de sua autoria. As interpretações magistrais de Inezita Barroso a consagraram como uma das vozes mais conhecidas do Brasil.

A realização é da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria de Ação Cultural.

 

Ingressos

Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 para entradas inteiras e meias, respectivamente, e estão à venda na bilheteria do teatro, de terça a domingo, das 15h às 18h; na Livraria Nobel do Shopping Piracicaba; e pelo site www.bilheteriarapida.com.br.

Programa

Canção do Expedicionário (Guilherme de Almeida – Spártaco Rossi)

Ismália (Alphonsus de Guimaraens – Capiba)

Ronda (Paulo Vanzolini)

Moleque Vardemá (Billy Branco)

Canção Marinha (Marcelo Tupinambá – Mário de Andrade)

Tambatajá (Valdemar Henrique)

Leilão (Hekel Tavares – Joraci Camargo)

Rancheira de Carreirinha (Barbosa Lessa)

O Canto do Mar (José Mauro de Vasconcelos – Guerra Peixe)

Prece a São Benedito (Hervé Cordovil)

O Carro Tombou (Edvina de Andrade)

Festa do Congado (Juraci Silveira)

Chão de Estrelas (Orestes Barbosa – Sílvio Caldas)

História Triste de uma Praieira (Adelmar Tavares – Stefana de Macedo)

O Berrante de Madalena (Faísca)

Moda da Pinga (Ochelcis Laureano)

Piracicaba (Nilton Melo)

Lampião de Gás (Zica Bergami)

 

SERVIÇO

Gravação DVD ‘Trajetória’ – Inezita Barroso e o Regional do Tico-Tico

Local: Teatro Municipal Erotides de Campos

Data: 4 de maio, sábado, às 20h30

Deixe uma resposta