Prefeitura resgatará cultura caipira com recursos do MinC

O projeto “Patrimônios vivos da cultura caipira: Mestres Violeiros, Foliões e Catireiros” conquistou o segundo lugar no concurso nacional do MinC (Ministério da Cultura), promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que contou com a particpação de 175 municípios. O projeto foi elaborado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

A premiação garantiu o convênio entre a Prefeitura e o MinC, no valor de R$ 123.819,60, para a realização de oficinas culturais, seminários, pesquisas e atividades em unidades escolares. O objetivo é promover ações para a valorização e reconhecimento de mestres da cultura caipira na cidade. De acordo com a Secretaria de Cultura, o projeto tem origem da Companhia de Santos Reis “Rosa dos Anjos”, do grupo “Pioneiros do Catira” e da oficina cultural e orquestra de viola “Comitiva da Esperança”.

As ações que serão realizadas pelo projeto serão: oficinas culturais de catira e viola (200 vagas); Educação Patrimonial; pesquisa e produção documental sobre a cultura caipira; seminário sobre patrimônio da cultura imaterial; divulgação e produto cultural. As atividades serão realizas a partir de maio, em Emef”s (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) e Pontos de Cultura.

Cerca de 5 mil alunos dos 4º e 5º anos participarão das aulas de Educação Patrimonial.

Deixe uma resposta