Prefeito anuncia sede própria para ETEC em formatura do SENAI

Outro anúncio foi a licitação da obra do novo prédio do SENAI, no dia 15 de julho

A formatura da 12ª turma do curso de Aprendizagem Industrial para as qualificações de Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais e Eletricista do Senai, na noite desta terça-feira, dia 19, no Auditório Municipal, foi marcada por dois importantes anúncios para a área da Educação e a expansão do ensino profissionalizante em Valinhos. O prefeito Marcos José da Silva (PMDB), que foi patrono dos formandos pela 8ª vez consecutiva, anunciou que os cursos da ETEC (Escola Técnica Estadual) “Benedito Storani”, que são desenvolvidos, provisoriamente, período noturno na EE (Escola Estadual) “Flávio de Carvalho”, do Jardim São Marcos, serão transferidos para outro local. Hoje a ETEC, com aproximadamente 80 alunos, conta com os cursos gratuitos de Logística e Administração.

A proposta do prefeito é que a escola técnica seja transferida para o prédio onde está hoje o Sesi 299, que fica no bairro São Cristóvão e conta com mais de dez salas de aula. A mudança será possível com a construção do Sesi Valinhos, que em único prédio, com cinco andares, passará a abrigar as quatro unidades do Sesi na cidade (234, 404, 299, 389). O Sesi Valinhos será edificado em área no bairro Capuava, onde funcionava o Sesi 234, que foi doada pelo governo do prefeito Marcos, por meio de projeto de lei aprovado pelos vereadores.

Segundo informações do diretor do Centro de Atividades de Campinas, Paulo Cassati, o Sesi já liberou o edital para contratação da empresa que realizará a obra. Ele destacou que a previsão é de que as obras sejam iniciadas até o final deste ano. O investimento será de R$ 43 milhões. O Sesi Valinhos terá capacidade para 1,5 mil alunos, em tempo integral, das 8 às 17 horas. Além disso, o novo prédio abrigará os alunos do CAS (Centro de Atividades Sociais), que atualmente funciona na Avenida Independência e conta com cursos de artesanato, costura e moda.

Outro anúncio durante a formatura foi feito pelo diretor do SENAI Valinhos, Luiz Carlos Allegretti. Ele disse que foi informado em reunião em São Paulo, na tarde desta terça-feira, dia 19, que será efetuada no próximo dia 15 de julho a licitação para as obras do novo prédio do Senai. Ele será construído em área do campo de futebol do bairro Santo Antonio, também doado pelo governo Marcos após aprovação dos vereadores.

A assinatura das escrituras de doação das áreas para a lavratura de convênios que autorizam as construções do prédio central do Sesi e das novas instalações do Senai foi realizada no dia 27 de 2010, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pelo prefeito Marcos e o presidente da entidade, Paulo Skaf.

 

Formatura

 

A formatura da 12ª turma do curso de Aprendizagem Industrial para as qualificações de Mecânico de Usinagem em Máquinas Convencionais e Eletricista do Senai, na noite desta terça-feira, dia 19, no Auditório Municipal, contou com a participação de 92 aprendizes, professores e familiares. A cerimônia incluiu participação da Guarda Bandeira para execução do Hino Nacional; diplomação; homenagens ao patrono, o prefeito Marcos, e ao paraninfo, o diretor da Rigesa, Eduardo Antonio Scalese Júnior; além de apresentações musicais dos formandos.

Também compuseram a mesa oficial, o vice-prefeito, engenheiro Moysés (PMDB); os secretários municipais de Educação e Desenvolvimento Social e Habitação, Zeno Ruedell e Ana Cláudia Scavitti, respectivamente; o diretor do SENAI Valinhos, Luiz Carlos Allegretti; o representante do Departamento de Ação Regional da FIESP, Éder Trevisan; o diretor titular do CIESP, Regional Campinas, José Nunes Filho; o representante da Prefeitura de Vinhedo e diretor da Escola do Servidor Público, José Antonio Zechin; e o proprietário da Clicherlux, José Marcílio.

 

Abrindo portas

 

“Nada é difícil nesta vida e tudo tem que ser conquistado. Abrir portas exige qualificação, aprendizado e estudar cada vez mais”, disse o prefeito aos formandos, ressaltando ainda que a Educação é uma das prioridades em seu governo. Ele complementou que Valinhos só tem a comemorar com a construção de um novo prédio para o Senai. “Será ótimo para a cidade. Isso vai representar um salto na profissionalização dos nossos jovens para o mercado de trabalho que é cada vez mais exigente, aproveitando o constante crescimento da cidade e região. Além disso, com o investimento de R$ 40 milhões na construção do novo prédio, serão gerados novos empregos, desde a obra e depois quando estiver pronto, com a necessidade de novos profissionais”, destacou Marcos.

Em Valinhos há 36 anos, com mais de 65 mil aprendizes formados até hoje, o Senai funciona na área do Almoxarifado da Prefeitura, com capacidade para três mil alunos. Segundo o diretor Alegretti, com o novo prédio a capacidade de atendimento de alunos nos cursos profissionalizantes será dobrada, passando para mais de seis mil. “Além disso, a escola se tornará de ponta e contará com equipamentos de última geração”, comemorou.

Deixe uma resposta