Obras de esgoto começam na Região do Jardim Santa Clara do Lago em Hortolândia

Moradores da região do Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, terão serviço de coleta e tratamento de esgoto nos próximos meses. Junto com o governador Geraldo Alckmin, o prefeito Angelo Perugini lançou, nesta sexta-feira, dia 13, o início das obras para a instalação da rede coletora e ligação das casas ao sistema de esgoto sanitário. As obras, realizadas em parceria com a Prefeitura, beneficiarão cerca de 4.000 famílias. O investimento é de R$ 12, 7 milhões.

Nesta etapa, serão atendidos oito bairros, a maioria da região do Jardim Santa Clara do Lago: Jardim Campos Verdes, Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Mirante, Residencial Maria de Lourdes, Parque São Miguel, Jardim Santana, Residencial São Sebastião e Parque Peron.

Durante o evento, Perugini destacou o trabalho conjunto com o Estado para o avanço nas obras de esgoto e a importância da continuidade da parceria. “Estamos de braços abertos para contribuir com o governo do Estado que faz a diferença com investimentos no setor ferroviário e com a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral. Queremos participar do progresso do Estado também fazendo a diferença. Por isso, realizamos obras de asfalto sem custo ao morador, construímos casas para famílias de baixa renda, implantamos a disciplina de inglês no ensino básico e, em parceria com a Sabesp, estamos garantindo saneamento para a cidade”, disse o prefeito.

De acordo com a diretora presidente da Sabesp, Dilma Penna, Hortolândia tem 36.000 casas interligadas a rede coletora de esgoto, número que saltará para 41.000 com o novo pacote de obras. Ao todo, o município conta com 57.000 domicílios. “O prefeito Angelo Perugini tem sido um parceiro do saneamento aqui na região. Nosso compromisso é garantir coleta de esgoto em 96% da cidade até 2014 com tratamento de 100% dos resíduos. A estação de tratamento, inaugurada ano de 2009 aqui em Hortolândia, tem capacidade para tratar 350 litros por segundo de esgoto, um investimento de R$ 15 milhões”, disse Dilma.

Alckmin informou que as obras de esgoto terminam em julho do ano que vem na região do Jardim Santa Clara. “Hortolândia passará a ter 75% do seu esgoto coletado e 100% dos detritos tratados. Saneamento básico é saúde. O escritor José Saramago diz que uma grande obra é feita de muitas mãos. Quero agradecer essas muitas mãos que contribuíram para as obras de esgoto aqui em Hortolândia: funcionários da Sabesp, o prefeito Angelo Perugini, vereadores, deputados”.

Em Hortolândia, Alckmin também inaugurou a primeira Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral, que funciona no Jardim Amanda. O descerramento da placa inaugural foi realizado no mesmo local do lançamento das obras de esgoto, no Jardim Santa Clara do Lago, ao lado do Creape.

Após a cerimônia, o prefeito e o governador subiram numa máquina retroescavadeira e acionaram o equipamento que será utilizado pelos funcionários da Sabesp na instalação da tubulação de coleta de esgoto. Juntas, as duas autoridades transformam um sonho de mais de 30 anos da população em realidade.

PARCERIA FAZ A DIFERENÇA
O avanço nas obras de saneamento é resultado da soma de esforços da Prefeitura, comunidade e Sabesp.

Desde 2005, quando assumiu a Prefeitura, Perugini se uniu à população e propôs à concessionária o trabalho em parceria para solucionar a questão do esgoto na cidade.

Neste período, o município saiu do marco zero de coleta de resíduos domésticos para 70%, com 100% de tratamento. A meta é atender 100% da cidade.

Prefeito pede para Estado ampliar investimento em segurança

Durante o lançamento das obras de esgoto, o prefeito Angelo Perugini solicitou ao governador investimentos na área de segurança pública.

“Precisamos de mais policiais nas ruas. Já conseguimos reduzir bastante o índice de violência na cidade no trabalho conjunto realizado pela polícia militar e a nossa guarda municipal, mas precisamos diminuir ainda mais o índice de furtos e roubos de casas e residências”, disse o prefeito ao anunciar que, em breve, a Prefeitura implantará o serviço de Guarda Comunitária na região do Jardim Santa Clara.

O prefeito entregou a Alckmin um ofício onde solicita investimentos do Estado em infraestrutura, saúde, educação, sistema viário e transporte. Entre as revindicações estão: a construção do viaduto que ligará o Jardim Nova Europa com Sumaré, construção do viaduto sobre a linha férrea, na região central, ligando a avenida Santana com a São Francisco de Assis, criação da Delegacia da Mulher, aumento no efetivo das polícias Militar e Civil, e construção da escola estadual do Jardim Santiago.

BOMBARDIER
Antes de lançar as obras de esgoto, Perugini e Alckmin participaram da inauguração da fábrica de monotrilhos da Bombardier. O novo empreendimento gera 250 empregos no setor ferroviário, incluindo as áreas de engenharia, produção e administração.

Durante o evento, Perugini propôs ao governador a implantação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) em Hortolândia. A sugestão é que o campus universitário seja instalado no terreno onde funciona a Etec (Escola Técnica Estadual). “Vamos juntar as mãos para investir nisso e ampliar as possibilidades de qualificação profissional”, disse o prefeito.

Deixe uma resposta