Exposição retrata mudanças nos costumes das famílias brasileiras

Perceber as diferenças no consumo, alimentação, vestuário e até na convivência entre as pessoas desde a década de 50 até os dias de hoje. Essa é a proposta do projeto “Uma Casa Mil Olhares”, exposição temática que configura uma casa de 100 metros quadrados de acordo com os estilos de vida da família brasileira nas últimas sete décadas. O objetivo do projeto é despertar a conscientização sobre o papel dos cidadãos no desenvolvimento da sociedade.

A exposição é gratuita e pode ser visitada até o dia 28 de maio, na Praça de Eventos do Shopping Piracicaba. A casa apresenta os estilos de cada época por meio da reprodução de ambientes residenciais típicos. Seus seis cômodos estão ambientados para destacar as diferenças nos costumes das famílias ao longo dos anos. A sala destaca o consumo de energia em eletroeletrônicos e as relações familiares, o quarto mostra o consumo por meio da moda e os vestuários. Já a cozinha destaca a alimentação e o reaproveitamento de alimentos. O banheiro faz uma relação entre o uso racional da água e a solidariedade, enquanto o quintal trata do relacionamento das pessoas com a natureza e a reciclagem. Por fim, a rua evidencia a convivência no espaço público. Na saída da exposição, uma oficina de arte promove atividades interativas com crianças e adultos e todos recebem o folheto com informações complementares.

Os visitantes podem notar os impactos que o avanço tecnológico, a popularização de eletrodomésticos e o acesso a novos bens de consumo causam nos hábitos das famílias. Cada cômodo apresenta um cenário com informações e curiosidades sobre essa interação do homem com o meio.

A pia da cozinha, por exemplo, traz dicas de economia de água e descarte correto de óleo. Já o abajur da sala mostra a diferença de luminosidade entre lâmpadas fluorescente e incandescente. No quintal, um robô de sucata calcula a quantidade de resíduos que o visitante já produziu desde que nasceu.

O cenário da exposição é todo feito em material reciclável. E os móveis e adereços são adquiridos em brechós e devolvidos ou doados para instituições de caridade no fim da vida útil da exposição.

A casa sustentável foi criada em 2011 e, desde então, tem sido envolvida numa programação itinerante por diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Vitória e Recife. Agora repaginada, volta a Piracicaba numa nova temporada.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa de educação e sustentabilidade que, há 18 anos, tem como missão promover a mudança de comportamento para uma sociedade sustentável. Assessora empresas no desenvolvimento de estratégias e programas de responsabilidade social e educação para sustentabilidade, além de trabalhar com escolas e governo no desenvolvimento de projetos educacionais, culturais e socioambientais. É reconhecida pela UNESCO, Ministério da Cultura e por Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Cultura em todo o país. Mais informações no site www.evoluircultural.com.br.

 

Sobre o Instituto Akatu para o Consumo Consciente

O Instituto Akatu é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que vê o ato de consumo como um instrumento fundamental de transformação do mundo. Há 10 anos o Akatu trabalha para contribuir na conscientização e na mobilização dos cidadãos para consumir sustentavelmente – de modo a tornar o mundo mais justo e sustentável hoje e a deixar um mundo melhor para as próximas gerações – e consumir solidariamente, fazendo escolhas de consumo aumentar os impactos positivos e diminuir os impactos negativos. Consumir conscientemente não é não consumir. É consumir menos e diferente, tendo no consumo um instrumento para o bem-estar e não um fim em si mesmo. Basicamente, o Akatu investe em duas frentes de trabalho: comunicação e educação. Mais informações no site www.akatu.org.com.

Sobre a Caterpillar

A Caterpillar Brasil comemora, em 2014, 60 anos de liderança de mercado nos segmentos que atende. A linha nacional de produtos inclui 37 modelos diferentes de máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e compactadores, produzidos nas fábricas de Piracicaba (SP) e Campo Largo (PR). A Caterpillar Brasil também produz grupos geradores na faixa de 32 kVA a 9.000 kVa, bem como ferramentas especiais e acessórios para seus equipamentos. A empresa é a principal exportadora brasileira em seu segmento de mercado e a 25ª do país. Tem 5.800 funcionários e é conhecida pela qualidade de seus produtos, por suas ações socialmente responsáveis e respeito pelo meio-ambiente e por ser a única empresa brasileira há sete anos entre as cinco Melhores para Trabalhar pelo Instituto Great Place to Work. Você encontra mais informações nos endereços:  www.cat.com e www.caterpillar.com.br.

 

Sobre o Shopping Piracicaba

Fundado em 1987, o Shopping Piracicaba tem abrangência em 32 cidades da região. Atualmente está prestes a atingir a marca de 255 lojas, após a entrega de sua maior expansão, no mês de abril, que somou ao mix de 155 lojas já existentes e abertura gradativa de mais 100 unidades. Entre as opções disponíveis aos clientes estão marcas de renome nacional, internacional e âncoras com grande representatividade no cenário comercial brasileiro. Considerado um dos maiores e mais completos centros de compras do interior de São Paulo, o Shopping Piracicaba conta com modernas praças de alimentação e muitas opções de lazer (salas de cinema, boliche, parque eletrônico infanto-juvenil). Entre os serviços oferecidos estão conexão gratuita de internet (Wi-Fi), caixas eletrônicos, Posto da Polícia Federal (para emissão de passaportes), cadeiras de rodas motorizadas, moderno fraldário, sanitários adaptados (para deficientes, idosos e crianças) e ambulatório. [www.shoppingpiracicaba.com.br]

 

SERVIÇO:

Exposição “Uma Casa, Mil Olhares”

De 9 a 28 de maio

Entrada gratuita

Horário: Segundas a sábados – 10h até 22h; domingo – 12h até 20h

Local: Praça de Eventos do Shopping Piracicaba

Endereço: Avenida Limeira, 722 – Piracicaba (SP)

Deixe uma resposta