Crise covid-19: fabricantes estendem prazos para revisão de automóveis

A Covid-19 forçou muitos brasileiros a deixarem as suas rotinas e se isolarem em suas casas e com isso os fabricantes estendem os prazos para revisão de automóveis.

O prazo de garantia dos automóveis é válido desde que as revisões sejam feitas dentro do prazo estabelecido apenas, o que poderia ser um problema frente à pandemia.

Apesar de as oficinas mecânicas estarem funcionando normalmente por serem consideradas serviços essenciais, a medida ocorreu para reduzir o fluxo de pessoas e respeitar as recomendações de isolamento social.

Sendo assim as montadoras já fizeram os seus posicionamentos com relação ao aumento dos prazos para que as revisões aconteçam.

Veja nesse texto como os fabricantes estendem os prazos para a revisão de automóveis diante da crise do Covid-19.

Nissan

A Nissan assim como outros fabricantes estendeu os prazos para a revisão de automóveis que estejam dentro do período de garantia.

Anteriormente a tolerância de quilometragem era de mil quilômetros, mas agora passou a ser de 3 mil quilômetros.

Com relação ao tempo, a tolerância passou de 1 para três meses, com relação ao estabelecido na garantia do veículo, que geralmente é de 12 meses.

Chevrolet

Como forma de colaborar com as medidas de isolamento social devido à crise de Covid-19, a Chevrolet também estendeu os prazos para a revisão de automóveis.

De acordo com as recomendações existentes no Manual do Proprietário, as garantias com vencimento entre o dia 1 de março e 30 de junho, serão prorrogadas por três meses.

Além disso a tolerância para as revisões subiu de mil para três mil quilômetros e, as datas para a realização das revisões deve ser reagendada após a normalização da situação.

Ford

A Ford, assim como as suas concorrentes também modificou as regras de validade da garantia dos seus automóveis como forma de se adequar à situação emergencial pela qual o Brasil e o resto do mundo estão passando.

Para evitar a disseminação da Covid-19 as oficinas tiveram o funcionamento readequado, com modificações nos prazos de revisão, garantias, serviços de assistência e também carro reserva de modo a colaborar com os seus clientes.

Apesar das mudanças, por se tratar de um serviço essencial, as oficinas continuam funcionando, e o fornecimento de peças automotivas está normal.

No entanto de acordo com cada região, houve a adequação às normas vigentes para assegurar o bem estar dos clientes, sobretudo quando se fala em veículos de prestação de serviços à população.

Como forma de tranquilizar os seus clientes, a Ford “bloqueou” a contagem do tempo de garantia dos seus veículos e, ela deve ser retomada somente após a normalização da situação no país.

Por isso não é preciso se preocupar com os prazos de garantia enquanto durarem as medidas restritivas de combate ao Covid-19.

Toyota e Lexus

Tanto para a Toyota quanto para a Lexus Brasil, os prazos de garantias com vencimento entre março e abril de 2020 foram prorrogados por três meses, incluindo o vencimento de revisões.

Provavelmente devido à prorrogação da quarentena em alguns estados, pode haver também uma nova prorrogação também das garantias com vencimento em maio e junho.

O prazo de tolerância para as revisões anuais, que antes era de 1 mês, passou a ser de 3 meses.

Com relação à revisão por quilometragem, que deve ser feita a cada 10 mil quilômetros, a tolerância passou de mil para 3 mil quilômetros.

Peugeot

Seguindo os outros fabricantes que estendem os prazos para a revisão dos automóveis durante a crise de Covid-19, a Peugeot também fez o mesmo.

Assim após o dia 17 de março de 2020 os clientes passaram a ter uma tolerância de 3 meses ou 3 mil quilômetros rodados para levarem os seus veículos até a concessionária para a revisão periódica.

Além disso os veículos que estejam no fim da sua garantia também terão os seus prazos prorrogados por mais um mês após o término.

Por fim os automóveis que estejam dentro do prazo de garantia e que tenham uma pane que não possa ser reparada imediatamente, terão normalmente o atendimento pela assistência 24h.

A própria assistência fica responsável por levar os clientes até as suas casas e direcionar o veículo até a concessionária respeitando as recomendações para o combate da Covid-19.

Mercedes-Benz

Os veículos da fabricante Mercedes-Benz terão os seus prazos de garantia estendidos por três meses com relação ao estipulado em contrato.

Ademais os prazos para a realização das revisões e manutenções obrigatórias também tiveram a tolerância alterada sem que isso prejudique o contrato de garantia.

Os prazos que eram de 30 dias ou mil quilômetros, passaram a ser de 90 dias ou 3 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro), até o final da quarentena.

A extensão dos prazos para a revisão de automóveis foi necessária para colaborar com a segurança e saúde dos clientes e ajudar na redução dos contágios pela Covid-19 no Brasil.