Conheça os 5 tipos de software para recursos humanos disponíveis no mercado

São diversos os tipos de software para recursos humanos disponíveis no mercado. Cada plataforma acaba oferecendo funcionalidades diferentes, por isso, é sempre importante escolher a ideal de acordo com as necessidades do negócio.

Controle de DP e RH, agilidades nos processos e maior produtividades são bônus garantidos por todos os softwares, pois eles foram desenvolvidos exatamente pensando nessa revolução.

Quer um software funcional e eficiente? Conheça o software de recrutamento e seleção do JobConvo, e tenha praticidade e agilidade nos processos. Aproveite o teste grátis por 14 dias!

Quer saber quais sãos os tipos mais comuns? Acompanhe o artigo até o final e descubra!

O que faz um software de gestão de RH?

Nos últimos anos, os softwares de gestão de RH se tornaram populares. Essas plataformas são um meio pelo qual o setor de RH pode adquirir, registrar, analisar e distribuir as informações operacionais, táticas e estratégicas.

Os dados oferecidos pelos softwares são importantes para a economia da empresa, refletindo até mesmo na competitividade da empresa no mercado. 

Por que investir em Softwares para gestão de recursos humanos?

As vantagens de usar um software de RH são inúmeras, afinal, o investimento de recursos, como tempo e dinheiro, na implementação, requer certeza e precisão. Esse investimento impacto em alguns pontos, como:

  • Aumento de eficiência, diminuindo riscos e retrabalhos;
  • Aumento da produtividade, eliminando a necessidade de conferência e retrabalho, decorrentes de erros e falhas humanas;
  • Maior segurança das informações armazenadas; 
  • Aumento da capacidade de gestão, deixando os processos estruturados e automatizados;
  • Aprendizagem das melhores práticas;
  • Integração da organização, em relação às demandas de RH;
  • Satisfação da equipe de RH com os processos bem estruturados e automatizados.

Além dos impactos listados, os diferentes tipos de software de RH oferecem inúmeros benefícios para o setor. Além disso, eles têm o poder de facilitar a comunicação entre os gestores e a área de recursos humanos, levando a uma maior eficiência e redução de tempo na execução de tarefas e tempo de resposta.

Quais são os benefícios da automatização do RH? 

Existem diversas plataformas de Recursos Humanos disponíveis no mercado, cada uma delas oferece funcionalidades únicas. Para escolher a melhor é necessário avaliar as necessidade do negócio, e compará-las com os recursos oferecidos. Para agilizar processos e reduzir o tempo, o sistema precisa possuir: 

1. Gestão com inteligência artificial

A tecnologia de gestão com inteligência artificial oferece diversas permissões. Mas, uma das principais é a lista de candidatos de acordo com o grau de afinidade para a vaga e para a empresa. 

Com essa funcionalidade é possível, a partir do cadastro da vaga, fazer uma varredura, através do sistema, para encontrar candidatos que se encaixem nos requisitos necessários para a vaga. Além disso, o gestor da área pode acompanhe o andamento do processo pelo próprio sistema.

2. Divulgação de vagas

A divulgação de vagas é outra funcionalidade essencial e é um dos recursos que a automação do RH oferece para as empresas. Com ele é possível realizar a publicação das oportunidades em diversos canais de trabalho simultaneamente. Com isso, fica mais rápido e fácil encontrar os melhores candidatos.

3. Relatórios completos

A plataforma de RH precisa de uma área de extração de relatórios eficiente. É muito importante para o setor extrair relatórios com dados de inscritos, dados gerais, gráficos e tabelas que possam ser extraídas e baixados no Excel. 

4. Entrevistas em vídeo

Outro recurso importante, são as entrevistas em vídeo. A plataforma de RH que possui esta ferramenta possibilita que o candidatos seja entrevistado online por meio de entrevistas gravadas ou videoconferência, o que ajuda a agilizar o processo e facilita a tomada de decisão.

5. Admissão digital

A admissão digital é uma das melhores funcionalidades oferecidas pelas plataformas de RH, com ela, é possível, agilizar e facilitar muito o processo seletivo e o onboarding dos funcionários. Além disso, os documentos e atividades podem ser automaticamente enviados pelo sistema, conforme a vaga ofertada.

6. Análise de Fit Cultural

O teste fit cultural é um bônus que algumas plataformas oferecem,com ele é possível mensurar os candidatos que possuem o maior fit cultural, aumentando a retenção de talentos.

Esses são alguns dos muitos benefícios oferecidos pelos diferente tipos de software de recrutamento e seleção.

5 tipos de software para recursos humanos

Veja a seguir os melhores softwares disponíveis e entenda quais funcionalidades são importantes para os recursos humanos:

1. Cálculo de folha de pagamento

Ter um software de folha de pagamento é importante para realizar o cálculo de forma mais rápida, além de adicionar com maior praticidade encargos trabalhistas e outras taxas na folha de pagamento. Outra vantagem é a possibilidade de centralizar todos os documentos e dados,proporcionando uma maior facilidade e agilidade na consulta.

2. Geração e distribuição de holerites

Existem softwares que realizam essa função, auxiliando e trazendo praticidade para a elaboração do holerite. Além disso, proporcionam maior agilidade para que os funcionários consigam acessá-lo e armazená-lo de maneira mais segura. Com isso, é possível obter redução de custos e diminuição do impacto ambiental.

3. Admissão de pessoal

Para a admissão de funcionários é preciso receber uma série de documentos, bem como inserir diversos dados no sistema. O software que possui essa função permite que o colaborador faça o cadastro de dados e a entrega os documentos digitalizados, poupando tempo e tornando o processo mais prático e rápido.

4. Controle de férias

O software pode ajudar a encaixar o melhor momento para que cada funcionário possa tirar férias. Isso, sem comprometer o fluxo de trabalho da empresa. Além disso, ele certifica o responsável para que o pagamento seja feito em dia, evitando problemas trabalhistas.

5. Automatização de benefícios

São diversos os benefícios que precisam ser acompanhados de perto pelo setor de RH, Com o software, além da automatização, é possível utilizar programas para facilitar outras atividades.

Agora que já conhece alguns dos tipos de software para recursos humanos disponíveis no mercado, chegou a hora de escolher o melhor para a sua empresa. Então, analise as suas necessidades e descubra qual é o melhor!

Deixe uma resposta