Você deseja aumentar o número de alcance da sua empresa, ter uma imagem forte no mercado e ainda por cima, aumentar o faturamento? Pois bem, o que você precisa é de uma boa estratégia de Marketing Digital! Descubra como colocar em prática através desse passo a passo que preparamos para você.
Ter uma boa estratégia digital é fundamental para que todas as marcas consigam alcançar os seus objetivos, independente do porte ou segmento.
Afinal, ter ações direcionadas ao público certo e principalmente, alinhada com as necessidades do mercado, o seu serviço ou produto com certeza irá chegar às pessoas certas de forma assertiva.
Mas para que isso aconteça, é preciso ter um plano estratégico de Marketing Digital muito bem pensado.
Por isso, separamos 5 dicas essenciais para você colocar em prática no momento de começar a criar um planejamento estratégico. Confira:
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Saiba com quem você deseja falar
Antes de qualquer coisa é preciso saber quem é a sua persona. E para isso, é preciso ir mais além do tão conhecido público-alvo.
A grande diferença destas duas definições é a quantidade de detalhes que a persona contém. Vamos exemplificar? Confira um exemplo de cada um:
Público-alvo: homens de 30 a 40 anos, moradores de Mato Grosso, classe B e consomem produtos farmacêuticos com regularidade.
Persona: Beatriz, 38 anos, possui seu próprio consultório odontológico, moradora da capital de São Paulo, classe média alta, se interessa por questões estéticas e utiliza a internet para aprimorar os seus conhecimentos e também, estudar a sua concorrência.
Percebeu a diferença?
A persona é um perfil mais aprofundado do público-alvo. Com informações que ajudam a entender exatamente qual a sua necessidade e como captar a sua atenção.
Portanto, podemos resumir persona como um perfil fictício do seu cliente de acordo com os dados reais coletados por ferramentas de métricas.
Neste caso, é bem provável que para Beatriz, as melhores abordagens seriam conteúdos sobre lente de contato dente ou então, usar palavras-chave como clareamento consultório já que ela também está atenta ao que acontece no mercado.
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Planejamento é a chave do sucesso
Antes de colocar um plano estratégico em prática, sempre se certifique que o planejamento está completo!
Sempre procure trabalhar com assertividade e não com suposições. Para ter um bom resultado é preciso excluir o “e se..” e dar lugar à certeza.
Tenha tudo bem definido: o porquê da ação, os objetivos, ferramentas necessárias e principalmente, o prazo de cada etapa.
Também é importante planejar o pós. Afinal, uma ação não acaba quando acontece a publicação, muito pelo contrário. Ainda tem muito o que mensurar.
Saber o desempenho da campanha é mais importante do que apenas colocá-la no ar.
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Saiba o que está acontecendo
Monitorar o seu mercado é essencial para otimizar os resultados obtidos. Afinal, saber o que já fizeram é uma ótima forma de estudar as ações que estão mais propensas a dar certo.
Estude como estão usando palavras-chave, a forma que abordam os clientes e principalmente, quais são os canais que eles mais investem.
Vamos supor que você trabalha na área da odontologia e deseja estudar o mercado. Uma boa opção é pesquisar por principais procedimentos que você faz e deseja alavancar em seu consultório, como lente de contato dental.
Certamente, você terá um melhor conhecimento sobre o que mais fazem e também, ter uma visão de quais os caminhos que ainda não foram bem explorados.
Mas atenção, estudar o mercado e os concorrentes não quer dizer copiá-los! Além de estar plagiando suas ações, você também estará cometendo um equívoco. Afinal, mesmo que sejam duas empresas do mesmo segmento, as personas são diferentes.
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Ofereça o que a sua persona precisa
Essa é uma das principais dicas para desenvolver um plano de estratégia. É essencial saber o que a sua persona precisa para que você dê a solução correta.
Afinal, um dos princípios do marketing digital é fazer com que o seu negócio se torne um solucionador de problemas.
Na prática, é preciso entender quais são as principais queixas da sua persona e planejar soluções para resolver estes problemas.
Por exemplo, uma pessoa que pesquisa por aparelho invisível preço, provavelmente, está precisando alinhar o seu sorriso e resolver uma questão de estética e até mesmo, saúde. Percebe a importância?
Por fim,
Não se esqueça de registrar todo o seu plano e resultados para que você consiga acompanhar sua evolução e também, analisar e remanejar o que deve ser mudado para ações futuras.
E lembre-se de que fazer um plano de estratégia digital demanda tempo, consistência e principalmente, teste. Não existe uma receita mágica, mas ao colocar essas dicas em prática, certamente será mais fácil conquistar o seu objetivo.
Este conteúdo foi produzido Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto