Fechar

Publicidade

Portal Novidade

Portal Novidade, Quinta, 30 de Outubro de 2014

Arquivos

Educação

Alunos de Hortolândia são selecionados em concurso de redação sobre o medo

divulgação

Seleção em etapa municipal deu direito a visita aos estúdios da EPTV em Campinas
da redação | 19-09-2013 09:15:15

Trinta alunos de Hortolândia que cursam a 8ª série da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o 9º ano do Ensino Fundamental II em escolas da rede municipal, estadual e particular, tiveram a oportunidade de visitar os estúdios da afiliada à Rede Globo, em Campinas. Eles foram selecionados na etapa municipal da 16ª edição do projeto “EPTV na Escola”, após escreverem redação sobre o tema “Viver. Você tem medo de quê?”

O objetivo do projeto é levar o jovem a uma reflexão de modo a perceber e pensar sobre os próprios medos. Durante a visita, realizada na última sexta-feira (13/09), os alunos conheceram de perto os estúdios, aprenderam mais sobre o trabalho realizado pela emissora e também visitaram um dos shoppings da cidade, no qual puderam almoçar e ir ao cinema. Em todas as atividades, os estudantes estiveram acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal da Educação.

Neste ano, o tema do concurso está ligado a ações pedagógicas da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, que ofereceu aos profissionais da rede municipal formação sobre “As regras na escola que pretende formar para autonomia”. Além disso, entregou a bibliotecas escolares e alunos do Jardim I da Educação Infantil e de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental exemplares da coleção “Pode ou não pode?”, da Profª Drª Luciene Regina Paulino Tognetta, estudiosa do Bullying. Os livros trabalham conceitos como autonomia, regras, respeito às diferenças, limitações e valorização das aprendizagens de cada criança.

A ideia do concurso é incentivar os alunos a escreveram uma redação sobre o tema proposto com o mínimo de 15 e o máximo de 25 linhas. A comissão que avaliou as redações observou os seguintes quesitos: título sugestivo, coerência com o tema, unidade: desenvolvimento lógico das ideias, originalidade/criatividade, adequação lingüística, utilização de fatos relevantes e diferenciais sobre o tema, trazendo-o do contexto global para o local, evidência de que o tema foi debatido em sala de aula: reflexão sobre o tema, utilização de mecanismos de enfrentamento do medo: possibilidades de superação e evidências de que o texto possa virar uma reportagem.

Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a participação no projeto tem oportunizado aos alunos reflexões interessantes sobre o contexto do seu cotidiano. “É um valioso instrumento que auxilia na prática de produção textual, com o foco no gênero jornalístico. Dessa forma, todos os envolvidos no projeto adquirem conhecimentos, ampliam sua visão de mundo e dialogam sobre seus medos e os que atingem a sociedade atual e a forma de enfrentá-los”, ressaltou.

Próximas etapas

A partir das 30 redações selecionadas na etapa municipal, haverá nova triagem. Na etapa semifinal, a emissora selecionará até 60 redações entre todas as cidades participantes, que serão divulgados pela internet no dia 9 de outubro, no site http://www.viaeptv.com/eptvnaescola.

Na última etapa do concurso, a EPTV fará a escolha dos dez melhores trabalhos da região, que se transformarão em reportagens televisivas. Os nomes dos dez alunos finalistas serão divulgados nos telejornais da emissora em 29 de outubro. Os estudantes finalistas receberão como prêmio de participação um televisor HD, enquanto que a escola do 1º colocado na classificação final receberá um equipamento de data show como premiação.

Veja abaixo o nome dos alunos de Hortolândia selecionados na etapa municipal:

Rede municipal:

Nivalda Lúcia P. da Silva - Emef Caio Fernando Gomes Pereira

Natália Salvador Dutra – Emef Caio Fernando Gomes Pereira

Ana Lúcia Bergamine Corneta - Emef Profª Marleciene P. Bonfim

Daniela Oliveira de Jesus - Emef Jd. Boa Esperança

Jessica de Souza Dutra - Emef Jd. Boa Esperança

Sirlene Lopes de Farias - Emef Jd. Sumarezinho

Silvia Helena Cintra - Emef Jd. Sumarezinho

Gleiser Farias - Emef Jd Amanda I

Mayara Nayane Moreira dos Santos - Emef Jd. Amanda I

Rede estadual:

Cássia de Carvalho Pereira - EE Jonatas Davi Visel Dos Santos

Stella Cristine da Silva – EE Profª Cristiane Chaves Moreira Braga

Larissa Rodrigues dos Santos – EE Larissa Rodrigues Dos Santos

Mariana Barbosa de Oliveira - EE Guido Rosolen

Sara Raquel Visel dos Santos - EE Profª Hedy Madalena Bocchi

Ana Laura Nascimento da Silva - EE Profª Conceição Ap. Terza Gomes Cardinalis

Maria Luiza Cantarini - EE Prof. Antonio Zanluchi

William de Freitas Lesse - EE Profª Paulina Rosa

Rebeca Romão - EE Prof.Manoel Ignácio Da Silva

Polyana Gasdovich N. Francisco - EE Profª Liomar Freitas Câmara

Rede particular:

Giovana Zaquias Santiago - Escola Gaber

Sabrina Bonfim Barbosa - Escola Gaber

Gabrielle Pereira Moura - Iasp

Victória Giulia Soares Locce da Silva - Iasp

Isabela Oliveira Souza - Colégio Clemente Pavan

Diogo Palermo Gonçalves - Colégio Clemente Pavan

Eder Ferreira Júnior - Colégio Petrus

Natasha Aryadne de Oliveira Benson - Colégio Petrus

Gabriela Figueiredo Borges - CE Sesi

Tayna Ferreira Barbosa - CE Sesi

Larissa Carpejani - CE Sesi

Confira o cronograma da seleção:

Outubro:

Primeira quinzena – semifinal: pré-seleção realizada por jornalistas da EPTV Campinas, para a definição das redações dos alunos de cada cidade que irão para a seleção final.

09/10/2013: Divulgação dos semifinalistas no site da EPTV: www.eptvnaescola.com.br – clicar em Campinas.

14/10/2013: Uma comissão escolhida pela EPTV selecionará os 10 finalistas da região.

22/10/2013: Última cidade, conforme cronograma de visitas, que fará visita na EPTV de Campinas.

29/10/2013: divulgação dos nomes dos 10 finalistas em nossos telejornais em suas duas edições: Jornal da EPTV e Jornal Regional, e no site da EPTV: www.eptvnaescola.com.br – clicar em Campinas.

Novembro:

Produção das reportagens dos dez finalistas nas respectivas cidades dos alunos e edição da série de reportagens baseadas nas redações dos alunos.

Início de exibição das reportagens das redações dos alunos, sendo uma por dia de segunda a sábado.

07/11/2013: Os dez classificados permanecem um dia em Campinas, com 1 (um) acompanhante.

08/11/2013: Solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos dez finalistas, à escola do aluno primeiro colocado e aos professores orientadores dos alunos finalistas.

Publicidade